Levanta-te e anda - Só mais um site Sites da ASA

Projeto Levanta-te e Anda, nove anos de cuidado e respeito ao povo de rua.

Acreditar no amor ao próximo como a ti mesmo e ter como propósito acolher com amor. Assim resume-se o Projeto Levanta-te, um projeto social da ASA – Ação Social Arquidiocesana e que há nove anos funciona na região de Água de Meninos, sendo uma proposta de Centro de Convivência Diurno para pessoas vitimadas pela total exclusão.

O Projeto que acolhe de segunda a sexta, 45 pessoas em situação de rua e anualmente realiza mais de dez mil atendimentos, é formado desde a sua fundação por uma equipe mista, tendo presente, pessoas que também viveram em situação de rua. Esta característica é uma referência do projeto, pois o atendimento se torna muito mais digno e humano, além de estimular os freqüentadores do espaço à possibilidade de sair das ruas, pelo fato de reconhecer que outras pessoas como elas conseguiram levantar-se e, transformar suas vidas.

 

 

 

Outra característica do Levanta-te e que faz toda a diferença na vida dessas pessoas é que além de realizar encaminhamentos para suprir as demandas de quem estar nas ruas, promove interação entre seus freqüentadores. Lá existe o cantinho da leitura onde são estimulados a lerem, são oferecidas atividades que promovem a geração de renda, além de espiritualidade, arte cultura, música e autocuidado.

 

 

 

 

Atualmente o projeto conta com apoio de parceiros como: CAP’s e CAP’s ad, SESC Programa Mesa Brasil, SESC do Centro, Defensoria Pública Especializada em Direitos Humanos, Postos de Saúde do Centro Histórico, CCIDP-Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres/OSI, Universidade Católica do Salvador, Universidade Federal da Bahia, Faculdade Social da Bahia, Fórum da População de rua, Fórum Baiano de Combate a Tuberculose, CAMAPET (Cooperativa), Narcóticos Anônimos (NA) e o Colégio Antônio Vieira. Cada um em sua especificidade é um grande apoio para promover uma caminhada de dignidade à população em situação de rua.

A equipe do Projeto Levanta-te e Anda

 

Parabéns ao Projeto Levanta-te e Anda , nove anos de existência sendo este lugar de refrigério, de escuta, de dignidade e de conforto moral para quem o procura. Ao adentrarem a velha igreja que abriga este projeto na ladeira de São Francisco de Paula, endereço do Levanta-te e Anda, pessoas em situação de rua deixam para trás, mesmo que por algumas horas, o cenário caótico das ruas que tanto os oprime, entristece, exclui.