Levanta-te e anda - Só mais um site Sites da ASA

Cáritas Regional NE 3 entregou mais prêmios do Concurso Literário “Temos fome de quê?”

Cáritas Regional NE 3 entregou mais prêmios do Concurso Literário “Temos fome de quê?”Na tarde da última sexta-feira, dia 17 de julho, ocorreu mais uma cerimônia de premiação do concurso literário “Temos fome de quê?”, promovido pela Cáritas Regional Nordeste 3. Desta vez, foi na escola Abraão Souza Gama, localizada na comunidade de Queimada Grande, município de Banzaê (BA). O evento contou com a presença de profissionais do Conselho Tutelar, professores/as, alunos/as e pais, representando um público de, aproximadamente, 250 pessoas.

Banzaê é município baiano, situado no nordeste do Estado e distante 296 km de Salvador. Como tantas outras comunidades presentes neste país, possui uma pequena igreja, uma escola, que é mantida pelo município, e uma associação – a “Semente da Esperança”-, formada na sua maioria por mulheres com um histórico de luta de organização política há mais de 15 anos. Esse processo tem gerado conquistas, como um olhar atento dos/as moradores/as em relação às questões de violações de direitos das crianças e adolescentes da comunidade e do seu entorno. Por isso, a proposta do concurso foi acolhida com entusiasmo pelos representantes da escola e também da associação.

A professora Lindinalva destacou a importância dessa ação, pois provocou a reflexão dos estudantes sobre o tema da fome no mundo e suas causas. Já Maria José, membro da Semente da Esperança, afirma: “a atuação da Cáritas nessa comunidade, que acontece, desde 2002, tem proporcionado vários encontros de formação em diversas temáticas para nós”.

Haylmme Santos, 10 anos, aluna premiada em 1º lugar no concurso, falou da sua relação com os livros e sua preferência por contos, destacando que Ruth Rocha é sua autora preferida: “o livro me ajuda a imaginar e meu sonho é ter uma biblioteca para que mais pessoas possam ler”. Sua mãe, Jeane Santos, contou que Haylmme tem o hábito da leitura e essa ação é estimulada por meio dos projetos promovidos pela escola.

Ao longo dos últimos 12 anos, a Cáritas Regional Nordeste 3 tem atuado em Queimada Grande, por meio de ações conjuntas com a associação Semente da Esperança, estimulando o debate na perspectiva do desenvolvimento sustentável e solidário. Essa caminhada é marcada pela realização devários projetos e atividades, sendo que o Concurso Literário “Temos fome de quê?” foi mais uma oportunidade de contribuir com a formação crítica e empoderamento dos/as moradores/as dessa comunidade.

Novas premiações já estão agendadas para Aracaju/SE, Estância/SE e Serrinha/BA.

Veja fotos das premiações em:https://www.flickr.com/photos/133068926@N08/sets/72157656212154801

Fotos: Allan Lustosa

Nota: Assessoria de Comunicação da Cáritas Regional Nordeste 3